Menu
Literatura

Patrick Modiano destaca o silêncio em “Primavera do Cão”

 Quem acompanha o blog já sabe que eu não curto muito a literatura francesa, mas há algum tempo eu me apaixonei por Patrick Modiano. Resenhei “Remissão da Pena” e “Flores da Ruína” aqui no blog e já comentei sobre o autor em vários vídeos do canal do blog no youtube.

Agora venho terminar a trilogia e contar para vocês o que achei de “Primavera do Cão”, livro que ficou como meu preferido nessa trilogia meio biográfica onde conhecemos não apenas o autor, mas a França de seus livros e as pessoas com quem ele decide dividir cada página de seu livro.
Primavera do Cão

“Primavera do Cão” relata a primavera de 1964 como uma lembrança onde a história do nosso narrador se encontra com Frances Jansen, um fotógrafo que praticamente toma conta de toda a narrativa e também passa um pouco de sua tristeza e silêncio para cada página do livro de Modiano.

A história de “Primavera do Cão” termina essa trilogia com um silêncio e solidão que não deixam rastro. E da mesma forma que aparecem eles somem. Sinto em cada parte da leitura esse silêncio constante em fotografias (e nas fotografias de Frances) que Modiano tentou retratar e capturar em suas palavras durante a história.

O livro trabalha o passado, costura algumas histórias dos primeiros livros e conta que muita coisa sempre está interligada. Talvez a France seja apenas um pedaço de terra onde todos se conheçam e a coincidência é peça chave para costurar todas as histórias que ficam sem respostas, mas se justificam em seu narrador. Na forma com que ele apresenta o que aprender com suas primaveras.

Primavera do Cão

Não conseguimos descrever esse livro sem pensar em um dia cinza com flores e um silêncio descomunal. Definitivamente Modiano é um autor que vale a pena conhecer. Você lê um de seus livros e compreende o motivo pelo qual ele conseguiu ganhar tantos prêmios literários. Ele escreve e transpassa sua alma para as palavras no papel.

Primavera do Cão

ISBN-13: 9788501103062 | ISBN-10: 8501103063 | Ano: 2015 | Páginas: 112 | Editora: Record

Patrick Modi­ano é um escri­tor fran­cês, ven­ce­dor de alguns dos mais pres­ti­gi­a­dos galar­dões lite­rá­rios de França, como o Pré­mio Gon­court em 1978, o Grande Pré­mio de Romance da Aca­de­mia Fran­cesa em 1972 e o Grande Pré­mio Naci­o­nal das Letras em 1996. Patrick Modi­ano é con­si­de­rado um mes­tre da lite­ra­tura fran­cesa con­tem­po­râ­nea e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2014.

 

Untitled-1

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.