Menu
Literatura Nacional

VIAGEM NA LITERATURA: Setembro – Itália

Se você acompanha o blog com frequência, já sabe que nós e o Universo dos Leitores estamos com um projeto em conjunto. Se quiser conhecer mais, clique aqui e leia o post sobre o projeto.

O mês de setembro foi reservado para a LITERATURA ITALIANA! Então sinta-se a vontade para aproveitar o mês lendo desde os clássicos até os autores mais contemporâneos do país da pizza e dos vinhos.

AUTOR REPRESENTANTE DO MÊS: Luigi Pirandello

Acredito que Pirandello é um daqueles autores que todo mundo precisa conhecer, não só por suas obras e pelo que ele fez por seu país, mas pela pessoa que ele era.

Luigi Pirandello morreu em 1935 em Roma. Ele foi um dramaturgo, poeta e romancista siciliano. Renovou o teatro italiano com humor e originalidade e suas obras mais famosas são: Seis personagens à procura de um autor, Assim é, se lhe parece, Cada um a seu modo e os romances O falecido Matias Pascal, “Um, Nenhum e Cem Mil”, “Esta Noite Improvisa-se”.

O autor recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1934. E uma das coisas mais legais é que como ele  participou da campanha “coleta do ouro”, organizada pelo ditador italiano Benito Mussolini para levantar fundos para o país, doando sua medalha do Prêmio Nobel.

Nossas sugestões de autores: 
Italo Calvino | Alessandro D’avenia | Alessandro Manzoni | Giovanni Boccacio | Dante Alighieri | Daria Bigardi | Nicola Lecca | Andrea Camilleri | Alessandro Piperno | Donato Carrisi

Resenhas de autores italianos aqui no blog:

A Acústica Perfeita de Daria Bignardi
Trilogia Dei Sensi – Irene Cao
Revolução da Lua de Andrea Camilleri
Piramide do Café de Nicola Lecca

3 jovens autores italianos que você precisa conhecer!

Quando escolher seu livro ou fizer postagens sobre a sua leitura no projeto, marque com a Hashtag: #ViagemNaLiteratura

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google + ? Pinterest Youtube ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

4 Comments

  • Ligia Colares
    4 de setembro de 2015 at 12:44

    O unico que eu conheço é Dante, porque li obrigada numa aula, e me arrependo até hoje de não ter lido a obra completa! Acho que vou seguir seu conselho, e acabar com esse arrependimento esse mes! =D

    Reply
  • Ana
    11 de setembro de 2015 at 19:02

    Ja li Um, nenhum e cem mil do Pirandello, no ano passado, e explodiu minha cabeca! Achei bem louco o conceito do livro, e a propria narrativa, bem diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje, ne?

    Acabei de descobrir outra autora italiana, Elena Ferrante. Todo mundo ta falando super bem de “A amiga genial”. Uma amiga minha disse que foi o melhor final de livro que ela ja viu (essa amiga minha e escritora), e foi o melhor livro que ela leu nesse ano. Fiquei tao curiosa que vou comprar no Kindle e tentar ler ainda em setembro pra participar do #viagemnaliteratura. Depois te conto. 🙂

    Reply
    • Anna Schermak
      14 de setembro de 2015 at 14:05

      Pirandello é demais né <3

      Participa com a gente sim <3

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.