Literatura

O café e os livros mudam vidas em “A Pirâmide do Café” de Nicola Lecca

Sou dessas que não consegue resistir um cafezinho. Mesmo quando ele está na capa e no título de um livro. Então nada mais justo que aproveitar os pedidos do mês da editora Bertrand (?) para começar a ler “A Pirâmide do Café” do autor italiano (sim, só pra manter o costume) Nicola Lecca.

Aos 18 anos, o jovem Imi sai de um orfanato húngaro e realiza seu sonho de morar em Londres, onde logo consegue um emprego numa importante cafeteria. Ele acredita que o local é um universo extraordinário, capaz de lhe oferecer ótimas oportunidades. Além disso, as muitas e minuciosas regras que orientam a vida dentro da Proper Coffee, reunidas no Manual do Café, parecem escritas por mãos iluminadas. Contudo, com o tempo ele perceberá que o mundo não é tão simples assim. A pirâmide do café, de maneira delicada e emocionante, mostra um jovem ingênuo de cidade pequena que vai entendendo as complicações da vida em uma metrópole. Nicola Lecca desenvolve uma crítica à sociedade e ao mercado de trabalho, onde aquele que pensa diferente e que busca novas soluções é quase sempre alvo de outros funcionários. Uma elegante fábula contemporânea capas de mergulhar nos paradoxos, na solidão e nas hipocrisias da sociedade de consumo. · Seus livros foram publicados em mais de dez países da Europa. O autor estreia no Brasil com A pirâmide do café, eleito um dos dez melhores romances de 2013 pela revista italiana Panorama. O autor recebeu o Prêmio Hemingway de Literatura aos 27 anos. Além disso, entre outros, foi vencedor do prêmio da Sociedade Lucchese de Leitores, do Prix du Premier Roman, do Settembrini, do Joyce Lussu e do Basilicata.

Você aceita um café?

IMG_1329

 “A Pirâmide do Café” foi uma surpresa grandiosa neste ano de 2014. Eu comecei gostando, pensei que o livro iria me decepcionar totalmente e no final eu estava impressionada com a forma com que o autor conduziu a história de uma forma tão diferente do que eu pensava e me surpreendeu em todos os momentos.

Nicola Lecca é um autor que brinca com os seus preconceitos. Ele te dá a chance de saber o que vai acontecer com o leitor, mas aquilo que você acha, acredita, pensa e sabe pode influenciar. E isso é o ponto mais forte em “A Pirâmide do Café”.

A história pode não tem um grande propósito além de mostrar pequenas transformações em pessoas que tem um dia a dia tão comum quanto o meu e o seu. Pessoas que tiveram e viveram momentos de extrema dor ou alegria e podem ou não estar na completa estagnação.

IMG_1330

Nicola Lecca se mostrou um autor habilidoso na forma de escrever, sua escrita é em muitas horas até mesmo poética. Construída com cuidado para transformar cada frase em uma grande citação. Isso as vezes é feito de forma exagerada, você lê ouvindo alguém contando uma história com floreios e muita entonação.  Isso me fez perder a imersão na história como um todo e esquecer o tom “real” da narrativa.

Mas tudo vale a pena pela mistura de cenas chocantes, emocionantes, dramáticas, românticas e simples.  Os personagens são ingênuos, sinceros e por vezes tão cruéis que você entende novamente a realidade presente no livro. Uma das minhas cenas preferidas é um pensamento de um jovem menino que ficou durante um tempo no orfanato e começou a olhar de outra forma o seu tão amado pai. É de fazer o coração acelerar.

IMG_1328

“A Pirâmide do Café” é o romance de estreia do autor no Brasil.O livro foi eleito um dos dez melhores romances de 2013 pela revista italiana Panorama. Nicola também recebeu o Prêmio Hemingway de Literatura aos 27 anos. Além disso, entre outros, foi vencedor do prêmio da Sociedade Lucchese de Leitores, do Prix du Premier Roman, do Settembrini, do Joyce Lussu e do Basilicata.

O moço tem talento e eu sinto que vamos ouvir muito falar sobre as obras dele. Fiquei curiosa para ler um pouco mais sobre ele e já estou de olho nos outros livros dele lá no bookdepository.

IMG_1327

ISBN: 9788528618105 | Ano: 2014 | Páginas: 238 | Editora: Bertrand Brasil

Conheça o autor Nicola Lecca no site do autor.

editoras

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

You Might Also Like

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.